O Preconceito com os ciganos

JUNDINARO

O Preconceito com os Ciganos
Por outro lado os ciganos não se esforçam por quebrar as barreiras, que os separam dos demais povo, talvez por saberem que se abrirem os limites de seus acampamentos aos gadjôs ou não ciganos, também chamados de gadjês, a mescla dos povos será inevitável, as tradições perderão sua pureza, os costumes e hábitos serão modificados, os princípios e valores de tal maneira modificados, que acabariam por destruir e matar o povo cigano.
Algumas consequências que fez este povo sofrer :
As autoridades nazistas com o apoio e generalizada antipatia contra os ciganos, puderam facilmente percorrer a via do extermínio desse povo, associando sempre nos discursos e escritos o binômio e judeus e ciganos.
O primeiro grito de alarme oficial para o mundo cigano se fez ouvir 17 de outubro de 1939, quando Heydrich, a mando de Hitler proibiu os de abandonar seus acampamentos. Nos três dias seguintes, após recenseamento, foram transferidos para campos de concentração, esperando serem enviados á Polônia.
Os ciganos tentaram resistir á morte, mas a crueldade e o poderio de seus inimigos prevaleceram á sua coragem, O amor a música serviu – lhes por vez de consolo no martírio.
Calcula se que meio milhão de ciganos tenha sido eliminado durante o regime nazista. A igreja os condenava por práticas ligadas ao sobrenatural, como a leitura das mãos e cartomancia. Durante a Reconquista Cristã de 1492, na península Ibérica, árabes, judeus e ciganos, foram expulsos – muitos deles vieram para as Américas. Um século mais tarde, eram varridos da França, por Luís 12, e da Inglaterra, por Henrique 8o. Logo depois, a rainha Elisabeth 1a decretou que ser cigano era crime punido com morte. Uma das lendas que surgiram nessa época, e que até hoje perdura, é a de que um dos ferreiros que fizeram os pregos que prenderam Jesus na cruz era cigano. Por isso, sua gente teria sido amaldiçoada com uma vida nômade. E dessa forma construiu-se a imagem de povo errante, místico, perigoso e contraventor. Assim, no contato com as imagens construídas e alimentadas no Ocidente, foi criado o conceito de um povo cigano.
Povo cigano um povo sofrido, mas ao mesmo tempo alegre, por onde passam levam a alegria através de suas musicas e danças.

Fonte :
CIGANOS -Rom um Povo sem Fronteiras
Autor: Nelson Pires Filho
Fonte: A Saga Cigana. Super interessante.

Informações de consultas com baralho cigano clique aqui