Datas importantes para os ciganos

LRF 202mr

Datas importantes para os ciganos

Nascimento

O nascimento é um dos momentos mais importantes para o clã cigano.

A criança é recebida com muita festa, o primeiro banho da criança se banha com joias da família, com mel, com vinho, com flores, para que a criança tenha uma vida muito próspera.

O primeiro nome da criança é um segredo, soprado no ouvido da criança na primeira mamada.

A tradição se deve pelos ciganos acreditar que maus espíritos  chamam as crianças pelo nome e elas atendem.

Segundo nome é de batismo , o ritual do batismo é muito especial,  onde a criança é lavada em água corrente , e pode ser feito por qualquer membro do grupo , que benze a criança com água e sal  e galhos verdes , depois a criança é massageada com um óleo para fortalece- lá, em alguns casos usa amuletos ou talismã para proteger o bebê. Depois da purificação o bebê pode ser chamado pelo nome.

O terceiro nome a ser usados nos papeis legais aos convívios dos não ciganos,  o povo cigano tem um extremo amor a crianças um casal cigano tem em média de 4 a 6 filhos.

Casamento

13259511_1006581699390913_845032806_n

Ciganos casam se cedo entre os 13 a 16 anos,  para preservar sua cultura, no casamento tende a escolher o cônjuge no mesmo grupo, dentro do próprio grupo ou subgrupo, a importância do dote é fundamental, ele é combinado entre os pais, podendo a negociação ser por um líder chefe, e pago pela compensação a perda da filha que passa a pertencer a família do marido.

Os noivos não podem ter nenhum tipo de intimidade antes do casamento, e a noiva tem que comprovar sua virgindade com a mancha de sangue no lençol, onde terá que ser mostrada a todas  as família do clã, se a cigana não for virgem é punida e devolvida para os pais, e eles terão que pagar uma indenização para a família do noivo.

Depois do casamento ela se veste com uma roupa colorida e um lenço na cabeça, mostrando que é uma mulher casada.

Geralmente as festas duram 3 dias, comidas de vários tipos, bebida, musica e dança.

Mas lembrando  que a cada dia acontece menos casamento por prometimento.

 

A morte

640px-Gijsbrecht_Leytens_-_Winter_Landscape_-_WGA12962

 

O corpo do falecido é lavado, untado  com ervas aromáticas e vestido adequadamente. Esse momento de sofrimento e cumplicidade é importante para a identidade do grupo. No caso dos ciganos, esse é o momento de encontrar a sua alma naturalmente viajante.

Em alguns acampamentos, eliminam-se todos os pertences do morto. Até o seu trailer chega a ser queimado. “É como um corte na história. Nada é guardado, não se resgata o passado, depois da morte de um membro, muitos grupos ciganos se mudam para outro acampamento.

Os ciganos não encomendam missas, mas oferecem uma cerimônia, com águas e flores, frutas e suas comidas preferidas, onde esperam que a alma da pessoa falecida, compartilhe a cerimônia e se liberte  da coisas da terra.

As cerimônias são chamadas Pomana, e são feitas até completar um ano de morte. Os ciganos costumam fazer oferendas aos seus antepassados nos túmulos.

E os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor de seus antepassados que partiram.

 

Fonte: Saga Super Interessante

 

Informações de consultas com baralho cigano clique aqui