Ciganos na Umbanda: Entenda sua ação, nomes comuns e mais!

vento-cigana

Ciganos na Umbanda: Entenda sua ação, nomes comuns e mais!

Você conhece os ciganos da Umbanda?

Dotados de poderosa magia e grande elevação espiritual, os ciganos consistem em uma linha própria na Umbanda, assim como os Caboclos, Pretos-Velhos, Exus, Pombo-Giras e as Crianças. 

 

Os ciganos trabalham em casos de prosperidade, amor e abertura de caminhos. São marcantes por suas vestimentas bem ornamentadas, pelo uso de incensos e atuam também em práticas seculares, como a leitura de mãos e o uso de bolas de cristal. Mas isso é só a superfície, conheça mais a fundo!

 

Entendendo os ciganos da Umbanda

Diante de uma linha de trabalho tão diversificada, é importante entender suas peculiaridades, além de como as entidades que trabalham nessa sintonia atuam na vida das pessoas. 

 

Por isso, conheça melhor a história dos ciganos, entenda sua linha de atuação e como essas entidades tão poderosas e evoluídas podem atuar em sua vida.

 

Quem são os ciganos?

Os ciganos consistem em um grupo étnico que veio da Índia e que se espalhou ao redor do mundo, levando as suas tradições. Devido ao catolicismo e ao eurocentrismo, infelizmente, ainda são muito discriminados, tendo o estereótipo de assaltantes, desleixados e de pessoas mal-educadas. 

 

Obviamente, esses estereótipos não correspondem à massiva realidade dos povos ciganos, pois foram gerados por preconceito racial, além dos mitos católicos repetidos exaustivamente, dizendo de que eles são descendentes de Caim.

 

As tradições ciganas sempre estiveram intrinsecamente ligadas à família, religiosidade e magia. Além disso, são muito conhecidos por suas danças e músicas, sendo inclusive a primeira família cigana no Brasil composta por músicos que vieram ao país com Dom João VI. 

 

Na espiritualidade, eles são verdadeiros propulsores, ajudando a impulsionar a vida dos seus pupilos, praticando sempre a caridade. Entenda melhor como é a atuação dos ciganos na Umbanda.

 

A Linha dos ciganos da Umbanda

Entre os ciganos mais conhecidos está Santa Sara Kali, que é a principal entidade da linha de trabalho dos ciganos na Umbanda. Ela não apenas administra os trabalhos espirituais das entidades ciganas, como também é a padroeira deste povo. 

 

Os ciganos utilizam sempre a magia branca e nunca trabalham para o mal, sempre visando a caridade e o crescimento, conforme os princípios da justiça cósmica. Eles estão ligados intimamente aos 4 elementos da natureza e usam cristais com propriedades energéticas em seu trabalho.

 

Além disso, sabem usar cartas, leitura de mão, bolas de cristais e outros elementos considerados místicos. Inclusive, esse foi um dos motivos para que eles tenham sido perseguidos historicamente pela brutalidade da inquisição católica.

 

Como é a ação dos ciganos na Umbanda?

Os ciganos atuam fortemente em prol da conciliação, sendo muito ligados à família. Porém, caso algum familiar esteja apresentando comportamentos tóxicos, essas entidades entenderão que a desvinculação pode ser a melhor solução. Afinal, eles são protetores e trabalham em prol da harmonia no lar.

 

A linha de trabalho cigana atua fortemente em prol da prosperidade, com a abertura de caminhos ou identificação de obstáculos que impeçam a pessoa de ter uma vida mais próspera. 

 

Eles também atuam na esfera do amor romântico, com o aconselhamento sobre como sua vida emocional pode se conciliar com o romance, sem amarrações amorosas ou quaisquer outras atitudes que firam o livre arbítrio.

 

Orações e oferendas aos ciganos

É extremamente importante lembrar que as oferendas só deverão ser realizadas sob a tutela de um dirigente espiritual. Porém, nada te impede de vibrar na mesma energia dos ciganos, fazendo orações e pequenas homenagens a eles. Veja duas opções: 

 

  • Para fortalecer o amor: usa-se essa tradição em casal na cerimônia do casamento, a fim de reforçar os laços. Nela, o marido presenteia a esposa com um botão de cravo vermelho, enquanto a esposa o recebe com a mão esquerda. Simultaneamente, ela entrega ao marido um botão de rosa vermelha, com sua mão direita.
  • Para proteção: Se você está se sentindo desconfortável ou precisa de proteção, enterre um punhal com a ponta direcionada para a terra, no lugar em que você ficará, mentalizando todo o mal indo em direção ao solo. Desenterre quando estiver seguro ou melhor e lave em água corrente.

 

Além disso, você poderá pedir apoio dos ciganos por meio das preces, sintonizando sua energia com essa linha de trabalho. Veja abaixo duas lindas orações para os ciganos na Umbanda.

 

Santa Sara, mensageira do amor e mestre dos meus caminhos,

Abençoa meu dinheiro

Para que ele se multiplique

Assim como Jesus

Multiplicou os peixes.

Que cada moeda e nota

Se torne mil em minhas mãos.

Obrigado, minha mensageira celestial!

Eu sou o dinheiro que preciso!

Eu sou (3x)

 

Além dessa oração de prosperidade para Santa Sara, você também poderá orar para a abertura de seus caminhos, com a prece abaixo:

 

Salve Ciganinha, com todo seu brilho de magia vem me abençoar

Juntamente com Seu Tranca-Ruas, abra meu caminho

Zele pelo meu Espírito e por toda a minha família

Que esse obstáculo que tanto me trava seja levado pelo vento

E que o aroma do incenso de madeira se espalhe por meu lar

Atraindo prosperidade para todos que aqui estão

Além de sua proteção

Obrigado Ciganinha, por zelar por mim e por minha família

Que assim seja!

 

Alguns nomes comuns de ciganos na Umbanda

Além da Santa Sara, existem muitos outros nomes de ciganos na Umbanda bastante conhecidos. Entre eles estão a cigana Esmeralda, Carmem e Aurora. Claro que não se pode esquecer do cigano Pablo e Juan. Entenda melhor cada um deles.

 

Cigana Esmeralda

A cigana Esmeralda é uma cuidadora, que alivia as dores e leva prosperidade a quem precisa. Mas seu principal foco é o de aliviar os corações atingidos por golpes de desamor. Gosta de magia culinária e é extremamente cuidadosa com o seu médium, praticando a caridade com zelo e amor.

 

Cigano Juan

Na prática da caridade, o cigano Juan busca ajudar aqueles que precisam de justiça em suas vidas. Além disso, ele também ajuda no desenvolvimento do controle emocional, conhecimento e principalmente evolução espiritual. Tem forte ação no campo do trabalho e do estudo, incentivando o crescimento através do esforço.

 

Cigana Carmem

Muito ligada aos animais e elementos da natureza, a cigana Carmem faz parte da linha dos ciganos da Umbanda, sempre com muita alegria e irreverência. Atua principalmente com o fogo, sendo a salamandra sua companheira. Tem poder de cura, tanto física quanto espiritual, ajudando também no despertar dos que a procuram.

 

Cigana Sara

A cigana Sara é a protetora dos ciganos como um todo, sendo também conhecida como Santa Sara Kali. Ela trabalha na área da fertilidade, auxiliando casais que querem ter filhos. Também cuida daqueles que foram ofendidos ou estão em desespero. Saúde, sorte e amor também fazem parte do seu trabalho de caridade na Umbanda.

 

Cigana Aurora

Feiticeira por vocação, a cigana Aurora apresentou grande força para manipular os elementos desde criança, quando encarnada. Casou-se com um mago e se tornou mestre, seja com as ervas ou seus guias. Ela trabalha desfazendo enganos, mostrando a verdade e incentivando a harmonia entre as pessoas, em seus relacionamentos.

 

Cigano Pablo

Nascido em Andaluzia, na Espanha, o cigano Pablo casou-se e viveu muito feliz como chefe da sua comunidade, que era próspera e feliz, enquanto ele governava. Depois de desencarnado, uniu-se à sua esposa e juntos trabalham com a caridade, ajudando a quem precisa melhorar as relações com os filhos e com prosperidade.

 

Os ciganos da Umbanda são capazes de transformar vidas!

Os ciganos da Umbanda são entidades com grande poder e evolução, que procuram através da prática da caridade, transformar vidas para melhor. Eles ajudam em diversos ramos, não apenas amor e dinheiro, como muitos podem acreditar.

 

São entidades que já sofreram no plano terreno e, através da sua sabedoria, procuram ajudar os que ainda padecem, presos à carne. Dessa forma, são pura luz e sabedoria, ensinando através da sua alegria e força, como trilhar os desafios da vida.

Escrito por  sonhoastral.com

Deixe uma resposta